Antigua

Uma cidade em que as irregulares pedras da calçada contam a história de terramotos que acabaram por destronar Antígua como a antiga capital da Guatemala, deixando até ao presente inúmeras das suas ruínas que coexistem com casas de piso térreo, cada uma no seu preferido tom de pastel.

As ruas são assim extremamente coloridas, convidando a que nos percamos por entre cafés, bares e restaurantes com encantadores jardins interiores, em estilo de pátio com chão de tijoleira.

Pelas ruas as guatemaltecas ostentam orgulhosas os seus trajes tradicionais, floridos, folhados e multicolores, escondendo-se perante a possibilidade de uma fotografia.

A subida ao miradouro Cerro de la Cruz permite não só a vista sobre a cidade como a observação directa de 3 dos seus vulcões (Aqua, Acatenango e Fuego), o último dos quais ainda a lançar chaminés de fumo que se alongam aos céus.

Antígua congrega a vibração de Guatemala, juntando os 5 sentidos: o cheiro das tortillas na chapa e o bater ritmado até ficarem planas e arredondas, o sabor do abacate a acompanhar cada refeição, as suaves cores das casas que nem por isso chocam com as intensas das vestes e o sensual som da bachata e da salsa que ecoa por toda a cidade e que emana de cada escola de dança.