Digam OLA ao Observatório do Lago Alqueva! (Monsaraz)

Foi também a convite da Viajes Traventure que visitei, numa destas noites, o Observatório do Lago Alqueva – e a que doravante chamarei apenas de OLA.

              O OLA fica localizado na região da vila de Monsaraz, numa localização privilegiada na medida em que embora próximo já se encontra a uma distância que permite a observação nocturna sem grande poluição luminosa.

              Estacionamos junto ao parque privativo e começamos a caminhar em direcção ao Observatório, seguindo os leds vermelhos que desenham o chão. Após o hall de entrada – onde encontramos uma pequena mas óptima exposição – abre-se uma sala acolhedora e uma breve introdução teórica, em que somos apresentados ao tema astronómico por forma a compreendermos a importância e grandeza do que iremos observar a seguir nos telescópios.

              Dirigimo-nos então ao exterior, onde nos esperam estes equipamentos que já olham o céu. Hoje, serão eles a emprestar-nos os seus olhos. Procuramos corpos celestes com a ajuda de um laser que quase parece que os atinge, identificando a Estrela Polar e algumas constelações mais conhecidas, Marte e até a Estação Espacial Internacional.

              Em fila, vamos olhando por um telescópio e depois outro. Uma galáxia. Um enxame de estrelas. Nebulosas. E Júpiter com as suas luas. O que observamos tem tanto de maravilhoso como difícil de compreender e processar. Perante esta imensidão, percebemos como somos pequeninos. E que o Universo é enorme, tão vasto e com tanto por explorar. Mas que dificilmente haverá outra Terra como a nossa.

              Convido-vos todos a aproveitar as noites de verão e explorar a Vila de Monsaraz e o OLA.
O mês de observação por excelência é Julho, em que Saturno também se encontra numa posição mais visível mais cedo e com maior clareza. O OLA oferece também observações solares, cursos de astronomia ou astrofotografia e actividades para escolas. Não deixem passar esta oportunidade!

Esta visita foi parte integrante da viagem (“BlogTrip” #experiencias_alqueva) proporcionada pelo Departamento de Turismo do Governo Regional de Badajoz, ao abrigo do Programa Rota e Desenvolvimento Local Lago Alqueva 2020 (#rdc_la2020) e organização pela Viajes Tranventure (#viajestraventure).

Podem ler tudo sobre esse fim de semana aqui! (e descobrir como programar um igual!)

OLA - Observatorio Lago Alqueva
Observação de corpos celestes no Observatório Lago Alqueva
(fotografia da Ana Fidalgo)

Horário: de 3ª a Sábado  (outros dias da semana só por marcação)
– de Abril a Outubro – 21:30h
– de Novembro a Março – 18:30h

Preço:
              – Adultos – 14 euros
              – Adolescentes (10 a 17 anos) – 9 euros
              – Famílias (máximo de 2 adultos, até 4 pessoas) – 35 euros
              – Visitas durante o dia – 1 euro

Contactos:
              www.olagoalqueva.pt  //  geral@olagoalqueva.pt  //   +351 960 361 906

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.