Museu Botero (Bogotá)

// Lê aqui as minhas impressões de Bogotá!!

Museu de nome próprio, esta é a homenagem que Fernando Botero, nascido em Medellín em 1932, deixou ao povo colombiano – a quem ofereceu o seu espólio.

              Frequentador desde jovem de espaços culturais e do meio artístico, a arte de Botero tem influências colombianas e europeias (para onde viajou em 1952), tendo-se inscrito em Academias em Madrid e Florença e conjugando as aulas com uma vertente auto-didata desenvolvida pela admiração de igrejas e museus do velho continente. A sua obra ganha nova cor e dimensão depois da estadia por terras mexicanas em 1956 e posteriormente em Nova Iorque, onde vingava o expressionismo abstracto. Terá sido nesta altura que, assumindo uma postura desafiadora com base num estilo clássico e figurativo, criou “Mona Lisa de 12 anos” (1959) – hoje uma das suas mais conhecidas obras.

“Mona Lisa com 12 anos” – Botero, 1959

              A Arte de Botero é assim de estilo clássico com maximização das formas e volumes, com desproporções tanto nas personagens – sendo comuns os rostos largos com olhos e boca pequena, troncos curtos em oposição a coxas largas – como nas paisagens – com minimização das montanhas e linhas do horizonte baixas. São temas comuns a vida provincial com homens a cavalo, casais a dançar, prostitutas e um ambiente típico dos anos 30 a 40.

Uma das muitas pinturas de Botero presentes no Museu de Bogotá

              O Museu Botero faz parte de um complexo cultural ao qual pertencem também o Museu da Casa da Moeda e o Museu MAMU (Museu de Arte Miguel Urrutia). Localiza-se desde 2000 numa lindíssima casa de estilo colonial com dois pátios centralizados por fontes e árvores, a qual pertenceu entre 1733 e 1948 ao Palácio Arcebispal.

O exterior do complexo do Museu Botero

             Dentro do Museu Botero podemos encontrar não apenas diversas obras da sua autoria (cerca de 123) – desde retratos, paisagens e naturezas mortas a peças em bronze – como também uma vasta colecção de obras de pintores conceituados (85) como Dalí, Picasso, Renoir ou Monet.

Localização: calle 11 # 4-41
Preço: gratuito
Horários:  2ª a Sábado das 9h às 19h; Domingo e feriados 10-17h. Encerra à 3ª feira.

// Lê aqui as minhas impressões de Bogotá!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.