S. Pedro de Atacama – preços e breve descrição dos tours

S. Pedro de Atacama é uma cidade pequena, globalmente construída sobre materiais de tons argilosos e muitas, muitas lojas de artesanato, conveniência ou – acima de tudo – de excursões. Foi conquistada pelos Incas em 1450 e posteriormente pelos espanhóis em 1540. Muitas das suas casas possuem ainda uma arquitectura tipicamente espanhola, caracterizada por casas térreas e pátios interiores. Ganhou a sua identidade chilena em 1555 e o seu nome deriva do santo padroeiro S. Pedro, com a palavra Atacama (Accatchca) a significar “Líder do País”.

A praça central é considerada o centro da cidade, sendo nela que está localizada a sua igreja, a polícia, a câmara municipal e de onde derivam as restantes ruas (destacando-se a Calle Caracoles como uma das principais – nome que faz referência ao local de onde partiam os trabalhadores para explorar a Mina de Prata Caracóis). E, embora sendo uma cidade pequena, a verdade é que eu inexplicavelmente me perdi várias vezes, talvez fruto de a sua oferta ser tantas vezes semelhante.

Durante a minha estadia de 5 dias realizei 5 excursões. Como a maioria dos turistas ficam entre 3 a 5 dias, é mais barato comprar um conjunto de excursões da mesma agência, que por isso fará um melhor preço. Para além das lojas propriamente ditas há também vários vendedores que nos abordam nas ruas e que por vezes conseguem preços ainda mais simpáticos: foi assim que consegui 4 tours pelo valor de 70 mil pesos chilenos (pc). Contudo, é necessário ter a devida cautela: há histórias de fraudes, pelo que nunca se deve pagar a totalidade de imediato.

Este é um breve resumo das excursões que fiz (assim como de outras que estão disponíveis) e os valores que paguei por cada uma. Atenção que nenhum tour inclui a entrada nos parques, pelo que ao seu valor acresce sempre outra quantia! Em todas elas está recomendado que se leve água e o uso de protector solar.

Igreja de S. Pedro de Atacama
  1. Laguna Cejar

A visita à Laguna Cejar inclui a passagem por Ojos del Salar e pela Laguna Tebenquinche. A Laguna Cejar é uma lagoa de água salgada – quatro vezes mais do que o mar! -, pelo que se pode, literalmente, flutuar nela! Para além disso tem uma vista lindissima sobre o vulcão, um autêntico postal para fazer inveja aos amigos 😉 Ojos del Salar são duas lagoas de água doce (as únicas e que é permitido mergulhar) e a Laguna Tebenquinche é outra lagoa salgada de grandes dimensões.

Os preços variam entre os 20 e 25 mil pc e a entrada é de 17 mil pesos. É um tour de meio dia, que parte por volta das 15-16 horas e tem 4 horas de duração (muitas das agências oferecem um pequeno snack e pisco sour ao por-do-sol). Aconselha-se a levar roupa leve, casaco, fato de banho e toalha.

Podem ver mais sobre a Laguna Cejar e restantes aqui.

 

  1. Valle de La Luna

A uma altitude de 2250m acima do nível do mar, esta excursão inclui a visita ao Miradouro Cordilheira de Sal, à formação rochosa Três Marias, a passagem pela Duna Central e pelas Caves de Sal e finalmente o pôr do sol no Valle de La Luna e Valle de La Muerte. Podem ver algumas fotografias neste artigo.

Parte da parte da tarde (pelas 17h), e recomenda-se ténis, roupa leve e casaco. O preço é de 15 a 20 mil pc e a entrada 3mil, durando cerca de 3 a 4 horas. Devido à sua proximidade com a cidade de S.Pedro de Atacama, são várias as pessoas que optam em fazer este circuito de bicicleta (cerca de 50Kms ida e volta).

 

  1. Piedras Rojas e Lagunas Altiplânicas.

Sem dúvida a minha excursão favorita, talvez a mais bonita e distinta e aquela que recomendo acima de qualquer outra. Se só puderem fazer uma, façam esta e sintam-se a entrar num quadro em tons de pastel onde as lagoas encontram os vulcões e os flamengos e viqunas (animal da família dos lamas) passeiam livremente.

É um tour de dia inteiro com saída pelas 6:30h da manhã e que passa por Toconao, Laguna Chaxa, Lagunas Miscanti y Meniques, Salar de Talar e Piedras Rojas. O pequeno-almoço e almoço são tradicionalmente na pequena cidade de Socaire. Aconselha-se levar ténis, roupa leve e casaco. O preço é 75mil pc (a versão de meio dia fica a 25mil pc) e 6 mil de entrada nos recintos.

Podem ver as fotografias da minha excursão às Lagunas Altiplânicas neste link.

  1. Geysers del Tatio

Conjunto de dezenas de geysers situados no 3º maior parque geotérmico do mundo, esta excursão tem saída pelas 5h da manhã e é de todas a mais “fresca”, podendo-se facilmente apanhar temperaturas negativas (no dia em que fui estavam -4ºC). Para além do nascer do sol nos geysers (com direito a pequeno almoço), é ainda possível tomar banho na piscina termal (a cerca de 32ºC) e passar pelo pequeno povoado Machuca.

Aconselha-se mais roupa do que o habitual assim como toalha e fato de banho. As termas têm balneários para mudar de roupa. O preço varia de 25 a 35mil pc e a entrada no recinto é de 10mil pc.

Este é o link para o artigo referente aos Geyseres del Tatio.

 

  1. Salar de Tara

Foi a única excursão que fiz “fora do pacote” que contemplou as anteriores. Em grupos mais pequenos, parte-se num tour de dia inteiro e cerca de 200Kms (ida e volta) que inclui a travessia da base do vulcão Licancabur, as Vegas de Queipiaco, os Monjes de la Pacana, Monjes Blancos e o Salar de Tara. O grande pormenor desta excursão é que o Salar se encontra no interior de uma mega-cratera vulcânica, com 180 por 60Kms de extensão! Para lá chegar têm de se atravessar vales desérticos, ocasionalmente pontuados por rochedos isolados com mais de 10 metros de altura, fruto de erupções magmáticas.

A saída é pelas 6h da manhã e inclui pequeno-almoço e almoço volantes. O preço varia entre 40 a 75mil pc, sem mais despesas.

Vejam mais sobre este local maravilhoso neste link.

 

  1. Lagunas Escondidas

Conjunto de 7 lagoas sequenciais, com possibilidade para banhos. Uma das excursões que gostaria de ter feito mas que preteri em detrimento das restantes. O preço é de cerca de 20mil pc, com 5mil pc para entrada no parque. Partida pelas 15h e regresso pelas 20h, incluindo um snack a meio da tarde.

 

  1. Tour Astronómico

A única excursão nocturna com direcção a Ayullu de Coyo (a 8Km de San Pedro) entre as 21h e as 23h horas para visualização de estrelas e planetas através de telescópios profissionais, naquele que é um dos melhores pontos de observação do mundo. Dura cerca de 2 horas, inclui um pequeno coffee-break e o preço é de 20mil pc.

 

  1. Vale Arco-Íris

Visita a os petróglifos de Herbas Buenas e a formações rochosas de tipo sedimentar com várias tonalidades, é um tour de meio dia com saída pelas 7h da manhã e regresso à hora de almoço. Costuma incluir pequeno-almoço e o custo ronda os 35mil pc, mais 3mil de entrada.

 

  1. Termas de Puritama

Banhos em piscinas de águas termais nas proximidades de S. Pedro de Atacama, com saída pelas 15:30h e regresso à hora de jantar. O preço da excursão ronda os 20 a 25mil pc e o custo de entrada é variável: 9mil pc durante a semana e 15mil pc de sexta a domingo. Por razões óbvias, convém não esquecer o fato de banho, toalha e chinelos.

10. Salar de Uyuni

Pela sua proximidade com a Bolívia, muitas são as ofertas de excursões de 3 a 4 dias em direcção a Uyui, atravessando o seu mundialmente conhecido salar. Para quem regressa, o 4º dia não tem componente turístico importante, sendo sobretudo de retorno a S.Pedro de Atacama.

O tour de 3 dias (2 noites) é vendido por 100mil pc e o de 4 dias (3 noites) por 120mil pc. Para ambos é necessário levar cerca de 5L de água, 200 pesos bolivianos (para entrar no parque nacional), papel higiénico e alguns snacks – embora esteja incluído no preço as três principais refeições e o alojamento. Alguns locais não dispõem de banho ou então este tem de ser pago (cerca de 10 pesos bolivianos).

imagem ilustrativa das diversas excursões com saída de S.Pedro de Atacama

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.