Volubilis – um pedaço de Roma em Marrocos

Volubilis é, verdadeiramente, um pedaço de Roma em Marrocos. Uma antiga cidade cartaginesa rodeada por extensos campos férteis alimentados por dois rios que motivaram o seu desenvolvimento, Volubilis foi edificada em 40d.C. Uma das zonas mais visitadas da periferia de Fez (e relativamente pouco falada entre nós!.), Volubilis é Património Mundial da UNESCO desde 1997. Sim, as suas ruínas são fantásticas, bem preservadas e dignas de visita!

Este complexo integrado, numa área de aproximadamente 42 hectares, foi anexada ao Império Romano entre 40 d.C e o sec.III. Por esse motivo, estão ainda presentes as típicas ruínas de templos com diferentes tipos de colunas, os mosaicos no chão, um arco que servia de entrada à “cidade”, estruturas habitacionais, lagar de azeite e umas termas.

Posteriormente tomada por berberes e outros povos, o declínio gradual de Volubilis começa pelo sec.XIV e atinge o máximo em pleno séc.XVIII, na sequência do mesmo terramoto que destruiu Lisboa (1755) e que danificou significativamente a cidade. Tal contribuiu para que a mesma fosse saqueada (nomeadamente o seu mármore) com o intuito de fortalecer a vizinha Meknès.

Dicas práticas
Volubilis fica localizada a 69Kms de Fez (cerca de hora e meia de carro) e a 32 Kms de Meknès (40 minutos).
O acesso custa 20 Dirhams (2 euros) e na entrada pode ser contratado um guia que levará a conhecer toda a estrutura durante cerca de 1 hora.

Viagem em colaboração com a @viajarmarrocos .
Queres ir a Marrocos com alguém de confiança no destino? Pergunta-me como!

Os férteis campos em redor de Volubilis permitiram que os seus habitantes tivessem no cultivo do Trigo uma das suas principais ocupações
Um dos conjuntos de arcos de Volubillis
Um dos conjuntos de arcos de Volubilis
Colunas romanas de estilo Coríntio
Mosaicos de origem romana
Mosaicos romanos. De entre eles destacam-se o “Banho das Ninfas”, os “Doze trabalhos de Hércules”, “Baco e Ariadna” e o “Banho de Diana”
O célebre Arco de Caracala
O célebre Arco de Caracala – ano 217 – uma das portas da cidade.

Vais viajar e ainda não fizeste a tua Consulta do Viajante?
Precisas de aconselhamento, vacinas específicas, seguro de viagem e medicação?
Marca comigo, aqui! Online no conforto de tua casa, e apenas à distância de um clique.

Queres ir viajar? Adquire comigo o teu seguro de viagem IATI e usufrui de 5% desconto em relação ao valor original!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.