“Ajudar Beirut” / “Support Beirut”

          A 4 de Agosto uma série de explosões destruíram grande parte do coração da cidade de Beirute – capital do Líbano.
          Esta música pretende ser um estímulo à reconstrução da cidade e a forma dos portugueses expressarem a sua solidariedade para com o povo libanês.

Donativos para: PT50 0007 0000 0001 7842 763 23


Please Donate! 

IBAN PT50 0007 0000 0001 7842 763 23
SWIFT CODE – BESCPTPL

Music: @joaomarques.insta , @miguelmarqueslima.pianist
Photos: @joaocbsousa , @me_across_the_world
Video: @fromspear , Production: @andrexno

"Ajudar Beirut" - Email oficial de pedido de colaboração/ donativos

          O meu nome é Andreia Castro, sou médica e estive recentemente em Beirut – entre os dias 8 a 15 de Agosto – a prestar assistência médica voluntária.

         A capital libanesa foi, como todos pudémos assistir através da televisão e no conforto das nossas casas ou escritórios, vítima de uma catástrofe sem precedentes. A situação que se vive actualmente nos Hospitais de Beirut, assim como nas ruas, é dramática. Vários hospitais e clínicas ficaram destruídos, com perda não apenas de estruturas e equipamentos como também de várias vidas entre doentes e profissionais de saúde. Estima-se que na noite da explosão cada um dos hospitais ainda funcionantes (embora muitos deles severamente danificados) prestou apoio a cerca de 400 feridos, tendo havido total deplecção de consumíveis assim como de medicamentos de âmbito hospitalar ou de uso em ambulatório. Dada a situação caótica e escassez de material, muitos feridos foram observados de modo rápido, insuficiente ou mesmo enviados directamente para casa por forma a dar resposta a casos mais críticos.

          Na rua, as ONGs prestam o apoio possível às vítimas da explosão e a novos ferimentos provocados pelos conflitos da população contra o governo, e que têm sido diários. Políticas à parte, o que é efectivamente observável é que não tem havido intervenção governamental eficiente nesta situação – o panorama é de tal ordem que muitos hospitais públicos não são financiados há meses, estando inclusive os seus profissionais sem rendimentos. Sem ajuda internacional, a situação em Beirut irá degradar-se muito rapidamente.

          O Líbano é um dos países com maior inflacção do mundo, com enormes problemas sócio-económicos e políticos, aliado a uma corrupção marcante. Graças a diversas doações dos portugueses, gastei no local cerca de 3000 USD em máscaras N95, desinfectante, consumíveis – luvas, compressas, betadine, soro fisiológico e outros -, assim como em medicamentos.

          Consciente de que temos as nossas próprias dificuldades económicas mas que não podemos ficar indiferentes, venho deste modo apelar ao contributo de qualquer material que possam dispensar. Este apelo refere-se especificamente 
a medicamentos e a material médico de diferentes tipos, cujas especificações recolhi de diversos hospitais e ONGs e juntei num documento que deixo em anexo. Alternativamente, encontro-me ainda a receber donativos financeiros de qualquer valor para o NIB 0007 0000 0001 7842 763 23. Tal valor destina-se exclusivamente à aquisição dos medicamentos e materiais supra-citados, assim como a aquisição de novo bilhete(s) para voltar a Beirut.

          Neste momento já está garantida a logística de envio de um contentor de 20 a 40 toneladas, estando actualmente a solicitar as doações no sentido de este ir o mais preenchido possível. Uma vez enviado, o mesmo demorará 21 dias a chegar a Beirut, sendo que eu própria me voltarei a deslocar à cidade para assegurar a chegada e entrega do seu conteúdo às unidades mais necessitadas.

          As minhas redes sociais, onde inicialmente comecei a partilhar a minha ida a Beirut com os meus seguidores, tiveram nessa semana um alcance de 27 mil contas, gerando mais de 1 milhão de interacções (isto apenas no instagram – em @me_across_the_world), e 55 mil contas no Facebook com interacção igualmente proporcional.  O meu parceiro original – o Hospital da Luz Lisboa, onde sou médica e que gentilmente colaborou com a doação de quase 15 Kgs de material – foi citado por várias vezes em todas as publicações nos media (televisão, radio e internet). As entidades colaborantes serão, por isso, devidamente citadas e com possibilidade de grande visibilidade. Para além disso, conto já com um grupo de mais de 30 voluntários que se estão a organizar com o meu apoio para recolha e quantificação de donativos materiais.

          Deixo ainda algumas das reportagens emitidas durante esta semana, seja na imprensa escrita seja na televisão:

Sic Notícias

https://sicnoticias.pt/mundo/2020-08-11-Medica-portuguesa-em-Beirute-Ha-um-monopolio-horrivel-para-adquirir-material-de-saude-1

Jornal Expresso

https://expresso.pt/internacional/2020-08-11-Chegam-pessoas-com-feridas-cobertas-apenas-por-papel-higienico-Andreia-a-medica-portuguesa-que-partiu-para-o-Libano-sozinha

RTP Play – rúbrica Holofote
https://www.rtp.pt/play/p6406/e488344/holofote

 

Rádio Comercial
https://radiocomercial.iol.pt/noticias/102586/medica-portuguesa-esta-em-beirute-a-ajudar-a-tratar-feridos

 

Observador

https://observador.pt/programas/resposta-pronta/libaneses-nao-acreditam-que-foi-um-acidente/

Sky News

https://twitter.com/LarissaAounSky/status/1293483756964270084?cxt=HHwWgMC-xZf-9vMjAAAA

Partilha nas tuas redes
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Andreia Castro

Andreia Castro

Viajante antes de ser Médica, vivo com as memórias no bolso, o passaporte na mão e sempre com a próxima viagem marcada.

Lê mais

2 Comments

  1. Carlos Feixa

    A sua vida é feita de grandes experiências como médica e como turista. Estou numa cadeira de rodas há a ano e meio. Procuro para já em Portugal hotéis com acesso e quartos preparados para o meu problema e até agora só encontrei 2.
    Se me puder ajudar ☺️ em algumas dicas fico m6 agradecido.
    Carlos Feixa

  2. Andreia Castro

    Bom dia Carlos,
    obrigada pelo comentário. Retribuo deixando-lhe o blog desta minha amiga, a Sofia, que é sobre turismo acessível. Vai ser uma verdadeira lufada de ar fresco para si!
    JustGo by Sofia: http://justgo.com.pt/
    Cumprimentos, Andreia Castro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreve a Newsletter

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!