Vamos falar do Certificado Internacional de Vacinação?

Hoje vamos falar do teu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (ou, bem mais fácil, do teu “Boletim Amarelo!”)

O Certificado Internacional de Vacinação é um documento pessoal e intransmissível fornecido pelos serviços de Medicina do Viajante ligados ao Ministério da Saúde, de tamanho A6 e com apenas duas páginas (capa e contracapa).

Nele, o teu nome surge associado a todas as profilaxias deste âmbito que já fizeste anteriormente, permitindo-te ter uma ideia geral das vacinas extra-plano realizadas, da data das mesmas, do lote e serviço onde foi feita a administração da vacina e eventualmente da validade de cada uma.

São exemplos de vacinas que poderão estar documentadas neste Certificado a da Febre Amarela, da Febre Tifóide, da Meningite ACWY, ou da Encefalite Japonesa, entre outras.

É obrigatório ter este documento? Apesar de a sua apresentação não ser necessária na maioria dos países, há ainda alguns que podem requerer a sua apresentação como forma de garantir que estás imunizado para determinadas doenças (ex: Angola). Tal permite às entidades responsáveis garantir que, por um lado, estás protegido, e que por outro não constituis um risco significativo (ou seja, não és um provável veículo de transmissão das doenças para as quais te vacinaste). Atenção que ele não substitui o Boletim de Vacinas do Plano Nacional de Vacinação (PNV).

Hoje em dia com a informatização dos dados individuais, o teu Centro de Saúde pode também imprimir a lista de todas as vacinas que já fizeste, incluindo as do PNV.

O “Boletim Amarelo” não é obrigatório mas deve fazer parte do teu conjunto de documentos de viagem, sendo que o podes guardar junto ao teu passaporte para que esteja contigo sempre que necessário.

Achas que sabes tudo sobre Jet Lag? Comprova neste artigo!https://meacrosstheworld.com/vamos-falar-de-jet-lag/

Certificado Internacional de Vacinações, 
Consulta do Viajante Online
Certificado Internacional de Vacinação ou de Profilaxia

Partilha nas tuas redes
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Andreia Castro

Andreia Castro

Viajante antes de ser Médica, vivo com as memórias no bolso, o passaporte na mão e sempre com a próxima viagem marcada.

Lê mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreve a Newsletter

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!