#D86 – A bordo de um ferry

#D86 – A bordo de um ferry

De Aisén não há nada a registar: as primeiras impressões são de uma cidade feia e desinteressante embora os folhetos turísticos prometam muito das suas redondezas. Debaixo de chuva, encontramos um restaurante acolhedor onde passamos as 3 horas seguintes, um bom bife chileno sobre a mesa e uma lareira junto aos pés.

Apanhamos o autocarro para a paragem seguinte, Puerto Chacabuco, onde o Ferry da empresa Navimag aguarda por nós. Encontramos uma embarcação vermelha e branca de nome Evangelistas, a nossa casa para as 24 horas seguintes até chegarmos a Puerto Montt – um bom salto no mapa, cerca de 632km em troca de quase 70 euros.

A viajar actualmente num grupo de 5, optámos por ficar 4 de nós num quarto interior (mais barato por não ter janela). Daí, qual não foi a minha surpresa ao constatar que aquando do check-in recebi um “upgrade” para um quarto de categoria superior. Bem-vinda, janela! Não que se passe muito tempo nos quartos numa viagem destas, mas dá toda uma nova sensação de espaço (embora, na realidade, a área seja praticamente a mesma).

À visualização do vídeo de segurança segue-se o jantar. Passamos rapidamente da “sala de refeições” à “sala de estar”, o CSI Miami dobrado (e legendado) em espanhol, umas cartas e jogos de tabuleiro e pouco mais a fazer.

Na manhã seguinte, pequeno-almoço das 8h às 9h obviamente só visitado minutos antes do encerramento porque havia muito sono para por em dia. Comemos de forma moderadamente apressada, o tabuleiro a querer fugir para a direita e para a esquerda. Felizmente, não sou de náuseas – o mesmo não posso dizer de uma das minhas companheiras, que acaba por aparecer muito pouco durante o resto do dia.

O tempo passa lentamente dentro de um ferry mas de forma muito agradável. O clima não está convidativo no exterior, conseguindo-se ocasionalmente vislumbrar as sombras de uma ou outra ilha. Nada de baleias ou golfinhos desta vez.

Após o almoço opto por visitar o posto de comando, inteirando-me da rota e ficando a saber através de um quadro que somos 47 passageiros e cerca de 29 tripulantes. (Esqueceram-se de contablizar as vacas que viajam no porão). À saída, um maravilhoso arco-íris sobre o mar, as cores o mais intenso de sempre.

Antes do desembarque em Puerto Montt é-nos oferecido jantar, bolonhosa desta vez. Sendo uma cidade portuária enorme – a maior que conheço -, a empresa oferece o transporte em shuttle desde o local de desembarque até à estação de autocarros.

Nota:

– custo da viagem: 70 euros

– a Navimag realiza transportes semanais entre os Portos de Puerto Natales, Purto Aysen e Puerto Montt, entre outros. A viagem de Puerto Natales a Puerto Montt demora 3 noites.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.