Ao terceiro dia da minha estadia na cidade chilena de San Pedro foi altura de visitar as Lagunas Altiplânicas. Descendo a Estrada 23 ao longo de 135Kms e rumando aos 4900 metros, ingressamos na Reserva Nacional Los Flamengos após o pequeno almoço na pequena aldeia de Socaire.
Sabem quando param a admirar um quadro e se sentem sugados para o seu interior? Pois desde que cheguei ao Atacama que me sinto a passear dentro de um quadro. A Lagoa Miscanti é a minha paragem favorita, em que a natureza agarrou os pincéis, pegou nas melhores tintas e pintou um Monet. Os olhos esbugalhados não acreditam naquilo que vêem, pois não apenas os próprios vulcões são belos (chegando até a vislumbrar-se seis ao mesmo tempo!) como se alternam com montes que escondem nos seus declives enormes lagoas de diferentes tonalidades. E tudo isto pontuado com nuvens de profundidade inacreditável.
Ao nível da Lagoa Miniques, ficamos a saber que a paisagem neste local era anteriormente diferente, uma vez que a água proveniente dos degelos fluía directamente para o Salar de Atacama. Contudo, uma das erupções levou à interrupção deste percurso, originando-se as duas lagoas com cerca de 9 metros de profundidade. Há também resquícios arqueológicos, nomeadamente cerâmicas e pontas de flecha que apontam para mais de 3 mil anos A.C.
Se o percurso de ida se vai tornando visivelmente mais moroso para os veículos – uma vez que a falta de oxigénio devido à grande altitude limita a combustão – já no regresso chegamos rapidamente à Lagoa Chaxa. Nesta lagoa em pleno e imenso Salar podemos vislumbrar alguns flamingos assim como o seu alimento, pequenos crustáceos chamados “Artemia“, praticamente transparentes e não maiores que um centímetro!! Como curiosidade, estes são não apenas a base da sua cadeia alimentar como os responsáveis pela sua coloração: na realidade eles nascem brancos, e vão-se tornando rosados a partir dos 6 meses à medida que o seu consumo aumenta!! Pela sua pequena dimensão, cada flamengo necessita de se alimentar entre 8 a 12 horas diárias.
Pela variedade e magnificência das paisagens, esta é a minha excursão de eleição para quem tiver oportunidade de fazer apenas 1 ou 2 tours.