Ao terceiro dia da minha estadia na cidade chilena de San Pedro foi altura de visitar as Lagunas Altiplânicas. Descendo a Estrada 23 ao longo de 135Kms e rumando aos 4900 metros, ingressamos na Reserva Nacional Los Flamengos após o pequeno almoço na pequena aldeia de Socaire.

Sabem quando param a admirar um quadro e se sentem sugados para o seu interior? Pois desde que cheguei ao Atacama que me sinto a passear dentro de um quadro. A Lagoa Miscanti é a minha paragem favorita, em que a natureza agarrou os pincéis, pegou nas melhores tintas e pintou um Monet. Os olhos esbugalhados não acreditam naquilo que vêem, pois não apenas os próprios vulcões são belos (chegando até a vislumbrar-se seis ao mesmo tempo!) como se alternam com montes que escondem nos seus declives enormes lagoas de diferentes tonalidades. E tudo isto pontuado com nuvens de profundidade inacreditável.

Ao nível da Lagoa Miniques, ficamos a saber que a paisagem neste local era anteriormente diferente, uma vez que a água proveniente dos degelos fluía directamente para o Salar de Atacama. Contudo, uma das erupções levou à interrupção deste percurso, originando-se as duas lagoas com cerca de 9 metros de profundidade. Há também resquícios arqueológicos, nomeadamente cerâmicas e pontas de flecha que apontam para mais de 3 mil anos A.C.

Se o percurso de ida se vai tornando visivelmente mais moroso para os veículos – uma vez que a falta de oxigénio devido à grande altitude limita a combustão – já no regresso chegamos rapidamente à Lagoa Chaxa. Nesta lagoa em pleno e imenso Salar podemos vislumbrar alguns flamingos assim como o seu alimento, pequenos crustáceos chamados “Artemia“, praticamente transparentes e não maiores que um centímetro!! Como curiosidade, estes são não apenas a base da sua cadeia alimentar como os responsáveis pela sua coloração: na realidade eles nascem brancos, e vão-se tornando rosados a partir dos 6 meses à medida que o seu consumo aumenta!! Pela sua pequena dimensão, cada flamengo necessita de se alimentar entre 8 a 12 horas diárias.

Pela variedade e magnificência das paisagens, esta é a minha excursão de eleição para quem tiver oportunidade de fazer apenas 1 ou 2 tours.

Planaltos Altiplanicos
A Lagoa Miniques, rodeada pelo vulcão do mesmo nome e pelo monte Miscanti, é ninho das Taguas cornudas (aves negras)

Laguna Miscanti. Ou a vida dentro de um quadro.

Pequenas Viqunas, pouco importadas com a nossa presença

Laguna Chaxa

Partilha nas tuas redes
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Andreia Castro

Andreia Castro

Viajante antes de ser Médica, vivo com as memórias no bolso, o passaporte na mão e sempre com a próxima viagem marcada.

Lê mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreve a Newsletter

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!