Esposende: Roteiro de 3 dias

Esposende: Roteiro de 3 dias

Esposende-kitesurf

          Esposende é uma cidade desenvolvida na margem norte do Rio Cávado aliando a natureza envolvente à tranquilidade e qualidade de vida que oferece aos seus moradores, turistas ou até trabalhadores remotos.

          Da indústria do concelho (de mesmo nome) destaca-se, por ordem de importância, a indústria transformadora, a construção, o comércio por grosso e a retalho, a reparação de veículos automóveis e de motociclos.Em paralelo, a agricultura, o turismo da água e economia de mar são sectores estratégicos alvo de investimento – com foco na componente náutica e gastronómica. São por isso múltiplas as empresas aqui sediadas, desde a área de Animação, os Centros Náuticos e os Equestres, assim como um Bowling, piscinas, museus e até um campo de golfe.

          O Estuário do Rio Cávado faz parte do Parque Natural do Litoral Norte, sendo um local privilegiado para a prática de desportos náuticos (devido aos seus 14Kms de costa) e observação de aves (“birdwatching”), com mais de 40 espécies identificadas.

          Sede de Concelho e localizada a 50Kms do Porto, 38Kms de Braga e a 27Kms de Viana do Castelo, Esposende apresenta grande potencial actual e de crescimento, com muitas das residências a serem de 2ª habitação e com procura que tem aumentado todos os anos. Por isso (e se pertence à área da construção) ponha os olhos nesta cidade.

Esposende1

Dia 1

1. Alugar uma bicicleta

          Esposende é uma cidade “costeira”, na medida em que se desenvolve na margem do Rio Cávado e muito próxima do mar. Dotada de uma extensa rede de ciclovias, o primeiro passo após deixar as malas é ir alugar uma bicicleta para estes 3 dias em Esposende.

          Poderão fazê-lo por exemplo na Propedal, que fica na Avenida Dr. Henrique Barros Lima, mesmo no centro da cidade. A Propedal aluga bicicletas de várias marcas, desde as mais simples a adaptadas a trilhos de montanha, em esquema horário, diário ou semanal, organizando também passeios guiados a partir de grupos de 4 pessoas. 

2. Passear pela Ecovia

          Começa por conhecer Esposende “em grande” (como se costuma dizer) – o que significa pedalar pela marginal de Esposende, mais concretamente pelos seus passadiços e paredão completamente adaptado a este propósito.

          Passear pela Ecovia é a melhor forma de captar o bom aproveitamento da região face às condições naturais que lhe são oferecidas. O projecto foi desenhado com vista à conservação dos habitats, criando-se um corredor ecológico entre a parte urbana, agrícola e cadeia de dunas.

          A Ecovia do Litoral Norte estende-se ao longo de 37Kms entre os Concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha. Diariamente, e ao longo de todo o dia, não é raro encontrar quem se passeie pelo paredão, sozinho ou acompanhado, a pé ou de bicicleta. São também muitos os peregrinos que cruzam esta calçada a caminho de Santiago de Compostela, sendo Esposende um dos pontos de descanso mais requisitados ao longo do percurso.

Esposende-Ecovia

3. Conhecer a cidade pelo percurso dos Mareantes

          Este percurso pela cidade de Esposende tem 6Kms de extensão e faz-se em cerca de 2 horas.

          Inicia-se junto à Estátua de D. Sebastião, passando por vários pontos de interesse: Capela do Senhor dos Aflitos, Teatro Club/ Museu Municipal de Esposende, Pelourinho, Capela dos Mareantes, Igreja da Misericórdia e Paços do Concelho, Igreja Matriz, Capela de S. João Baptista e Cruzeiro, Hospital Valentim Ribeiro, Forte de S. João Baptista e Farol de Esposende, Estação dos Socorros a Náufragos/ Museu Marítimo, Monumento ao Homem do Mar e Piscinas da Foz do Cávado. 

          Mais informações e download do track aqui: goo.gl/NnpKN 

Esposende-cidade

Dia 2

1. Conhecer o Parque Natural Litoral Norte de Bicicleta

          Depois de um primeiro dia mais relaxado na cidade, está na altura de puxar pelo físico, agarrar nas bicicletas e rumar na direcção de Fão, Ofir e Apúlia.

          O Parque Natural Litoral Norte, reserva de fauna e flora, tem 18Kms de extensão, começando na Foz do Neiva e terminando em Apúlia. Por isso, é comum ser local de visita de fim-de-semana, com famílias a percorrer os passadiços junto ao rio, passeando a pé ou de bicicleta ou ainda dedicadas à procura e identificação de aves (“birdwatching”).

          Ao longo de todo o percurso seguimos pelo troço da EcoVia, devidamente sinalizado e conservado, sendo escassas as zonas de calçada ou terra batida. A distância entre as duas cidades é de 6Kms, cerca de 1h15h em cada direcção segundo o amigo Google Maps. A maior parte do trajecto é plano, pelo que se faz com relativa facilidade.

             

2. Visitar os Moinhos na Praia de Apúlia

Esposende-Apulia2

          Não há visita a Apúlia sem passar pelos célebres Moinhos, um conjunto de 4 edifícios cilíndricos de tipo em cone, super “instagrammáveis” e alinhados sobre a praia de mesmo nome. Estes moinhos de vento construídos em granito e xisto, hoje em dia convertidos em habitações de verão, marcam de forma a paisagem de forma icónica, tornando esta praia uma das mais visitadas e fotografadas de toda a zona norte.

              Rica em iodo, o extenso areal é sobretudo frequentado no verão, tendo contudo em termos históricos sido um importante ponto de troca de mercadorias desde a época dos romanos.

Esposende-Apulia

Dia 3

1. Mergulho na Piscina Municipal

Esposende-Piscinas

          Numa cidade que junta rio e mar, não há como começar o dia sem experimentar as piscinas da Foz do Cávado.

          Este complexo de piscinas municipais faz as delícias de miúdos e graúdos: do lado de dentro, três piscinas interi