
Esposende é uma cidade desenvolvida na margem norte do Rio Cávado aliando a natureza envolvente à tranquilidade e qualidade de vida que oferece aos seus moradores, turistas ou até trabalhadores remotos.
Da indústria do concelho (de mesmo nome) destaca-se, por ordem de importância, a indústria transformadora, a construção, o comércio por grosso e a retalho, a reparação de veículos automóveis e de motociclos.Em paralelo, a agricultura, o turismo da água e economia de mar são sectores estratégicos alvo de investimento – com foco na componente náutica e gastronómica. São por isso múltiplas as empresas aqui sediadas, desde a área de Animação, os Centros Náuticos e os Equestres, assim como um Bowling, piscinas, museus e até um campo de golfe.
O Estuário do Rio Cávado faz parte do Parque Natural do Litoral Norte, sendo um local privilegiado para a prática de desportos náuticos (devido aos seus 14Kms de costa) e observação de aves (“birdwatching”), com mais de 40 espécies identificadas.
Sede de Concelho e localizada a 50Kms do Porto, 38Kms de Braga e a 27Kms de Viana do Castelo, Esposende apresenta grande potencial actual e de crescimento, com muitas das residências a serem de 2ª habitação e com procura que tem aumentado todos os anos. Por isso (e se pertence à área da construção) ponha os olhos nesta cidade.

Dia 1
1. Alugar uma bicicleta
Esposende é uma cidade “costeira”, na medida em que se desenvolve na margem do Rio Cávado e muito próxima do mar. Dotada de uma extensa rede de ciclovias, o primeiro passo após deixar as malas é ir alugar uma bicicleta para estes 3 dias em Esposende.
Poderão fazê-lo por exemplo na Propedal, que fica na Avenida Dr. Henrique Barros Lima, mesmo no centro da cidade. A Propedal aluga bicicletas de várias marcas, desde as mais simples a adaptadas a trilhos de montanha, em esquema horário, diário ou semanal, organizando também passeios guiados a partir de grupos de 4 pessoas.

2. Passear pela Ecovia
Começa por conhecer Esposende “em grande” (como se costuma dizer) – o que significa pedalar pela marginal de Esposende, mais concretamente pelos seus passadiços e paredão completamente adaptado a este propósito.
Passear pela Ecovia é a melhor forma de captar o bom aproveitamento da região face às condições naturais que lhe são oferecidas. O projecto foi desenhado com vista à conservação dos habitats, criando-se um corredor ecológico entre a parte urbana, agrícola e cadeia de dunas.
A Ecovia do Litoral Norte estende-se ao longo de 37Kms entre os Concelhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha. Diariamente, e ao longo de todo o dia, não é raro encontrar quem se passeie pelo paredão, sozinho ou acompanhado, a pé ou de bicicleta. São também muitos os peregrinos que cruzam esta calçada a caminho de Santiago de Compostela, sendo Esposende um dos pontos de descanso mais requisitados ao longo do percurso.

3. Conhecer a cidade pelo percurso dos Mareantes
Este percurso pela cidade de Esposende tem 6Kms de extensão e faz-se em cerca de 2 horas.
Inicia-se junto à Estátua de D. Sebastião, passando por vários pontos de interesse: Capela do Senhor dos Aflitos, Teatro Club/ Museu Municipal de Esposende, Pelourinho, Capela dos Mareantes, Igreja da Misericórdia e Paços do Concelho, Igreja Matriz, Capela de S. João Baptista e Cruzeiro, Hospital Valentim Ribeiro, Forte de S. João Baptista e Farol de Esposende, Estação dos Socorros a Náufragos/ Museu Marítimo, Monumento ao Homem do Mar e Piscinas da Foz do Cávado.
Mais informações e download do track aqui: goo.gl/NnpKN

Dia 2
1. Conhecer o Parque Natural Litoral Norte de Bicicleta
Depois de um primeiro dia mais relaxado na cidade, está na altura de puxar pelo físico, agarrar nas bicicletas e rumar na direcção de Fão, Ofir e Apúlia.
O Parque Natural Litoral Norte, reserva de fauna e flora, tem 18Kms de extensão, começando na Foz do Neiva e terminando em Apúlia. Por isso, é comum ser local de visita de fim-de-semana, com famílias a percorrer os passadiços junto ao rio, passeando a pé ou de bicicleta ou ainda dedicadas à procura e identificação de aves (“birdwatching”).
Ao longo de todo o percurso seguimos pelo troço da EcoVia, devidamente sinalizado e conservado, sendo escassas as zonas de calçada ou terra batida. A distância entre as duas cidades é de 6Kms, cerca de 1h15h em cada direcção segundo o amigo Google Maps. A maior parte do trajecto é plano, pelo que se faz com relativa facilidade.
2. Visitar os Moinhos na Praia de Apúlia

Não há visita a Apúlia sem passar pelos célebres Moinhos, um conjunto de 4 edifícios cilíndricos de tipo em cone, super “instagrammáveis” e alinhados sobre a praia de mesmo nome. Estes moinhos de vento construídos em granito e xisto, hoje em dia convertidos em habitações de verão, marcam de forma a paisagem de forma icónica, tornando esta praia uma das mais visitadas e fotografadas de toda a zona norte.
Rica em iodo, o extenso areal é sobretudo frequentado no verão, tendo contudo em termos históricos sido um importante ponto de troca de mercadorias desde a época dos romanos.

Dia 3
1. Mergulho na Piscina Municipal

Numa cidade que junta rio e mar, não há como começar o dia sem experimentar as piscinas da Foz do Cávado.
Este complexo de piscinas municipais faz as delícias de miúdos e graúdos: do lado de dentro, três piscinas interiores de água aquecida convidam às aulas de hidroginástica, a umas simples braçadas ou a umas brincadeiras no meio das ondas – sim, porque esta é uma piscina interior com sistema de criação de ondas! No exterior, duas piscinas encontram-se totalmente voltadas para o rio, sendo parcialmente constituídas por água salgada.
Do complexo fazem também parte um ginásio, café e espaço-saúde.

2. Passeio de barco

O dia continua com um passeio de pela ria, ao sabor das águas que ondulam a barca da ProRiver – um projecto do canoísta Belmiro Penetra, que em tempos fez o Caminho de Santiago parte em kayak, parte a pé.
Esta barca (motorizada) nasce do seu sonho de construir uma réplica das barcas medievais originais que faziam a travessia dos carros entre Esposende e Fão.
A ProRiver é uma empresa especializada em actividades náuticas, tendo kayaks (também para descidas nocturnas do rio!), aulas de SUP Yoga (yoga em cima de uma prancha de paddel), aulas de surf e paddle surf. A barca pode ainda ser alugada para eventos privados e super agradáveis como almoços de equipa com comidas tradicionais e vinhos da região, sunsets e despedidas de solteiro.

3. Aula de Kite-Surf

Não podemos deixar Esposende sem testar uma das suas actividades principais, o Kite-Surf, e para esta actividade escolhemos a KookProof .
Com instalações também na cidade de Esposende, junto à lota de pesca, um dos pontos mais importantes é vestir de forma adequada, ou não estivéssemos nós precisamente no Outono, em que o vento se levanta frio e o sol se põe mais cedo.
Devidamente equipados contra o frio, seguem-se as devidas instruções com treino de noções básicas de como manobrar o “Kite” (uma espécie de tela de tecido preso por cordas e que vai fazer a resistência contra o vento) antes de se entrar dentro de água.
A Kook Proof organiza aulas individuais ou de grupo, assim como outras actividades como yoga, SUP, surf e BTT.

Outras sugestões
Percursos Pedestres em Esposende
São 13 os percursos pedestres oficiais, serpenteando o município ao longo de cerca de 46Kms. Encontra-se também em preparação um trilho de Grande Rota que atravessará todo o concelho. Os vários trilhos podem ser conhecidos aqui:
1.Trilho entre o Neiva e o Atlântico
2.Trilho da natureza: entre o Cávado e o Atlântico
3.Trilho das cangostas
4.Trilho das azenhas de anta
5.Pela arriba fóssil
6.Castro de S. Lourenço
7.Caminho dos Mareantes
8.Caminho da memória
9.Caminhos da fé
10.Margens do Neiva
11.Entre Vales e Quintas
12.Trilho das Masseiras
13.Gemeses: Terra de Passagem
Birdwatching
O Estuário do Rio Cávado faz parte do Parque Natural do Litoral Norte, sendo um local privilegiado para a observação de aves, com mais de 40 espécies identificadas. Podemos encontrar águias, garças, guarda-rios, tarambolas e patos-reais, entre muitos outros.
O Centro de Turismo tem também um folheto preparado com mapa dos locais de observação, calendário e várias fotografias que ajudam a identificar estes animais.

Caminhada do Modernismo
Para os amantes de Arquitectura, a Câmara Municipal tem um percurso bem organizado e assinalado em mapa das residências da cidade que se destacam pelo seu estilo arquitetónico das décadas de 40 a 70 – desde moradias unifamiliares a hotéis e apartamentos.
Este folheto pode ser encontrado no Centro de Turismo, adjacente às piscinas municipais. Para além disso, pode instalar a App Augment para mapas e realidade aumentada 3D.
Percurso Pedestre do castro de S.Lourenço
Percurso sinalizado com 9.5Kms de extensão, com início e fim no castro de S.Lourenço, passando por outros monumentos da região do planalto de Vila Chã. Esta caminhada tem vários pontos de interesse, nomeadamente:
– observação de aves/ outros animais – raposa, gato-bravo, javali, coelho, esquilo, águia de asa redonda e gaio
– observação de flora – pinheiro-bravo, giestas, campos agrícolas, vinhedos
– património religioso – Igreja Paroquial de Vila Chã, Capela de S.Lourenço
– património arqueológico – Castro de S. Lourenço, Dólmen do Rapido, da Portelagem e Dólmen da Cruzinha.
– património paisagístico – Miradouro de S. Lourenço, com vista sobre Parque Natural do Litoral Norte e sobre a foz do Rio Cávado. Na Abelheira, vistas sobre os moinhos de vento e engenhos de água.
O percurso pedestre do castro de S. Lourenço tem um trajecto fácil estimado em 4 horas e que pode ser feito ao logo de todo o ano. Aconselha-se o uso de roupa adequada a caminhada.
Mais informações e download do áudio-guia aqui: goo.gl/dqIfU
Dicas práticas
Onde ficar
Esposende tem uma boa oferta de hotéis (pelo menos 6), de estabelecimentos de alojamento local (mais de 300), uma albergaria, uma pousada da juventude, um espaço de turismo rural e dois parques de campismo.
Durante a minha estadia de uma semana fiquei alojada na Esposende GuestHouse, muito bem localizada frente ao Rio Cávado e a poucos metros de distância das piscinas municipais.

A típica “Casa da Avó”, cujas memórias se encontram preservadas e a fotografia bem presente à entrada junto à escadaria, foi remodelada em 2016 para acolher até 20 visitantes de todo o mundo, recebendo frequentemente jovens ao abrigo do programa Erasmus, surfistas, caminhantes do Caminho de Santiago ou simples turistas, amigos ou casais que venham conhecer a região.
O piso térreo é constituído por uma sala preparada para trazer todo o conforto: SmartTV (com Netflix!), sofás, lareira, uma mesa enorme que senta cerca de 12 pessoas e uma cozinha totalmente equipada. No 2º localizam-se os domitórios (para 4 pessoas) e um quarto twin. No 3º piso há as suites – uma com cama de casal e uma twin com varanda e vista rio.
Onde comer
Fui convidada a experimentar o Peppermint Brunch, que já me tinha conquistado antes de chegar pelas fotografias apresentadas na sua página do IG (a @peppermintbrunch).
Com uma carta variada e preços acessíveis, tem bowls, açai, tapiocas, saladas, tostas e sandwiches, sumos naturais e batidos. Contudo, para mim o destaque vai para as óptimas panquecas, com uma massa fofa de comer e chorar por mais. À noite, serve ainda vários gins e cocktails (entre os 4 e os 8 euros).

Esposende tem grande tradição piscatória, e para os amantes de peixe e marisco, não se pode deixar de experimentar os restaurantes da zona dunar de Apúlia, destacando-se (por sugestão local), o Restaurante A Cabana.
Para as bocas mais doces, não perder a doçaria tradicional: Folhadinhos (recheados com ovos moles) e Clarinhas de Fão (recheadas com fios de gila) – estas últimas presentes na Semi-final do concurso “7 maravilhas doces de Portugal”. A primeira fábrica de laticinios – a Marinhas – é também originária de Esposende (já lá vão mais de 65 anos), aclamada como produtora de uma das melhores manteigas e queijos magros do mundo.

Onde ir ao supermercado
Existem várias alternativas de supermercados em Esposende, desde estabelecimentos mais conhecidos até pequenas mercearias e supermercados. Pela proximidade para com a Esposende GuestHouse, fiz a maior parte das compras do dia-a-dia no Supermercado Jaju.
Onde trabalhar remotamente
A Start Esposende, localizada em pleno Largo Rodrigues Sampaio (a poucos metros da ecovia e mesmo no centro de Esposende), oferece instalações modernas e totalmente equipadas para as necessidades de empresas, start-ups e trabalhadores remotos.
Aberta desde 1 de Junho, a estrutura tem por base um prédio completamente remodelado que ostenta 8 gabinetes, 2 salas de cowork, uma sala polivalente e uma sala de reuniões preparada para videoconferências, para além de espaço de preparação de refeições (copa).

Tem capacidade total de 12 pessoas em simultâneo no cowork (com capacidade para receber centenas de pessoas diferentes em cada mês) e 26 nos gabinetes, embora actualmente devido às restrições relacionadas com a pandemia a capacidade máxima seja de 6 pessoas no cowork e um máximo de 6 em gabinete.
Está aberto todos os dias, 24 horas por dia (com acesso através de cartão fornecido na recepção), com atendimento local de 2ª a 6ª feira das 9h às 18h. As reservas de espaço podem ser com base diária, semanal ou mensal. Mais informações em startesposende.pt