Não poder circular em savanas em jipes de janela aberta por risco de picadas de mosquito. Não tomar banho em charcos devido a parasitas. Preferir tomar banho em alguns rios de África longe das margens (sabendo-se lá o que pode haver submerso lá pelo meio!..). Fugir a sete pés de cães, não vá dar-se o caso de ter raiva. Observar bem as paredes de cada habitação em busca de aranhas venenosas ou outro que tais… não comer isto assim. Não beber aquilo assado.
Enfim, quem está na ignorância é sem dúvida mais feliz!! Com anos de viagens “despreocupadas” e 60 países na bagagem, confesso que ao final do meu 2º dia de pós-graduação em Medicina do Viajante só me apetecia fugir. Ou, pura e simplesmente, deixar de viajar!! Mas isso seria impensável. E, portanto, há-que saber dosear o que sabemos, mas também o que fazemos. Porque, afinal de contas, viajar deve ser positivo… certo?
O que é a Medicina do Viajante?
A Medicina do Viajante – e por conseguinte a Consulta do Viajante – é a área da medicina que se dedica a todos os aspectos médicos relacionados com o contexto de viagem. Conjuga um conhecimento profundo das doenças tropicais com factores epidemiológicos e aspectos pessoais e/ou profissionais de alguns viajantes (como tripulantes de empresas aviação, alpinistas ou mergulhadores).
Começou a ser praticada em Portugal na década de 60 (inicialmente apenas a nível hospitalar), estendendo-se aos Cuidados de Saúde Primários (“Centros de Saúde”) na década de 90.
A Consulta do Viajante
A Consulta do Viajante é uma consulta preventiva, focada em todos os cuidados a ter antes e durante a viagem.
Conjuga factores intrínsecos ao viajante (sexo, faixa etária, estado geral de saúde) e à viagem em si própria (destino, duração da permanência, estilo de viagem e factores epidemiológicos locais).
Nesta consulta serão fornecidas informações gerais sobre prevenção de doenças infeciosas, cuidados a ter com a alimentação, criação ou actualização do Certificado Internacional de Vacinação conforme o destino e eventual receita médica com medicação profiláctica e curativa perante determinados quadros clínicos.
Visa, assim, a manutenção de saúde e prevenção de doença, tendo como objectivo máximo que o viajante possa disfrutar da sua estadia da melhor forma possível.
Os cuidados pós-viagem poderão também, dependendo da sua especificidade, estar integrados nesta consulta – mas também ser assegurados pelo médico assistente, pelo médico internista ou em contexto de avaliação de urgência.
Quando deve ser feita a Consulta do Viajante?
A consulta de viajante é disponibilizada nos Centros de Vacinação Internacional, no âmbito dos Cuidados de Saúde Secundários (“= Hospitais”) e Primários (“= Centros de Saúde”) – e ainda em alguns serviços de saúde privados.
Em Lisboa, o ponto de referência é o IHMT – Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Aqui realiza-se também uma consulta de pós-viagem com especialistas da área da infeciologia.
Esta consulta deve ser realizada 4 a 6 semanas antes da partida.
Onde pode ser encontrada?
Podes marcar a tua consulta comigo aqui, precisamente! Basta preencheres este formulário de modo a preparar a tua viagem, após o qual entrarei rapidamente em contacto contigo!
Parceiros Oficiais
The Wanderlust – Agência de Viagens Online
Travelist Viagens – Consultores de Viagens e Turismo
Bamu Non? Ecoturismo de Solidariedade em S. Tomé e Príncipe
Associação Gap Year Portugal
Associação Ano Sabático.pt
Associação VidaEdu – experiências educativas no estrangeiro
Ficaste com dúvidas? Entra em contacto comigo! Ou espreita também o feedback da minha consulta nestes blogs:
– “Do Tamanho do Mundo” da enfermeira Sara Mota
– “Mãe à Deriva“, da Ana Almeida
Está nos meus projectos fazer uma viagem em Setembro de 2020 a Madagásca, como é a minha primeira viagem a África tenho muitas duvidas, tenho lido muitas coisas mas nada conclusivo por deferentes opiniões. O meu grande medo é a minha filha com 22 anos mas sempre atraiu os bichos e faz grandes reações as picadas deles.
Quanto devo fazer a consulta de viajante visto não estar em Portugal mas gostava de fazer por lá? Qual é o preço das suas consultas online e se pode fazer uma por familia? Obrigada
Olá Helena! Já fiz essa viagem e tenho a certeza de que vai gostar bastante, o povo é muito simples e tem locais simplesmente encantadores!
A consulta pode ser feita comigo online, bastanto ser realizada 4 a 6 semanas antes da vossa viagem. Nada como ir prevenida, e os cuidados não se limitam aos cuidados com os “bichos”. Há inclusive algumas vacinas que deveriam fazer.
Para mais informações peço-lhe que preencha o formulário que está neste link
https://meacrosstheworld.com/consulta-do-viajante/
e envio-lhe mais informações!