O que são as Auroras Boreais?

Maravilham-nos, agarram-nos com a sua ondulação mágica e fazem-nos ficar com uma lágrima no canto do olho. Afinal, o que são as Northern Lights, ou Auroras Boreais, que todos os anos atraem milhares de viajantes ao extremo norte do nosso planeta?

Foi no final de Novembro que rumei à Noruega, numa viagem com o grande propósito de ver estas luzes celestes a dançar no céu. Passei 2 dias em Tromso, local de excelência para a sua observação, e outros 2 dias em Trondheim, bastante mais a sul.

Tidas como míticas desde a antiguidade, associadas a inúmeras lendas dos países nórdicos, hoje sabemos que as auroras boreais são causadas pela interacção entre o vento solar (carregado de partículas) e as moléculas presentes na atmosfera, com influência do campo magnético terrestre. É assim desta interacção que nascem as nuvens coloridas que observamos e que podem adquirir tonalidades em todo o espectro visível (do vermelho ao azul, dependendo da altitude a que as partículas solares colidem com a atmosfera). A maior sensibilidade do olho humano ao verde ajuda, no entanto, a que as vejamos mais frequentemente com essa cor.

Antigamente chegou-se a crer que eram mensagens divinas portadoras de más notícias, anunciando períodos de guerra, de doença ou fome, assim como espíritos de crianças e jovens a tentarem ligar-se à vida terrena.

Estas são as fotos possíveis tiradas na zona de Tromso e arredores, não tendo infelizmente apanhado uma noite extraordinária para observação das mesmas..

Se procuras expedições programadas, excursões nocturnas em busca das auroras ou passeios com as renas não deixes de visitar o site oficial de Tromso.

Auroras Boreais, Tromso
Aurora Boreal, captada do complexo no topo do teleférico
Auroras Boreais, Tromso
Outra Aurora, captada contra uma das montanhas da zona de Senja
Auroras Boreais, Tromso
Aurora Boreal, captada contra uma das montanhas da zona de Senja
Guarda este artigo no Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.