Pelo Norte de Portugal com a Rede Expressos e a Gap Year Portugal

Convite aceite e por diversas vezes adiado (ou não fosse o Covid ter dado as voltas a – literalmente – “todo o mundo”) finalmente chegou a oportunidade de agarrar este desafio lançado pela Rede Expressos e pela Gap Year Portugal e que me vai levar a conhecer Amarante e a revisitar o Porto.

Por isso, hoje venho falar-vos um pouco mais sobre ambos os parceiros, que se uniram para desenvolver vários Roteiros que te vão ajudar a descobrir Portugal!.

Rede Expressos

A Rede Expressos é desde há anos bastante conhecida por todos nós como a mais bem sucedida empresa portuguesa na área do transporte rodovidário intercidades. Provavelmente muitos de vós já terão viajado com a Rede Expressos, e eu própria me recordo de as minhas primeiras viagens de férias com amigos terem sido feitas na companhia desta empresa, com destino a Sines ou Vila Nova de Mil Fontes por exemplo.


Esta empresa foi fundada em 1995 com o objectivo de assegurar ligações entre as várias cidades do país, operando neste momento não apenas em Portugal mas também em Espanha. Os valores da marca passam por proporcionar viagens seguras e rápidas entre as várias cidades e vilas da Península Ibérica, com um elevado padrão de qualidade e conforto.

Porquê viajar com a Rede Expressos?

  •  O mapa de actividade da Rede Expressos estende-se por mais de 300 destinos e 86 cidades, do norte ao sul do país, do litoral ao interior, várias vezes por dia.
  • A sua frota é muito recente, com uma média de idades de 4 anos e abrange 352 viaturas no total!
  • Autocarros climatizados com todos os assentos reclináveis conferindo muito espaço para as pernas
  • As viaturas dispõem de wifi gratuito e tomadas eléctricas que permitem carregar computadores e telemóveis, sendo algumas ainda dotadas de TV a bordo.
  • A plataforma integrada myrne.tv dá ainda acesso gratuito às príncipais notícias de jornais de referência, acesso a alguns canais de televisão em directo e a outros conteúdos de qualidade criados especificamente para a Rede Expressos.
  • Em 2019 realizaram mais de 42 mil Kms e – pasme-se -, transportaram quase 8 milhões de passageiros!!
  • A Rede Expressos opera ainda as marcas Renex, Mundial Turismo e Citi Express.

Bilhetes com desconto, Bagagens e Items Especiais

Embora antigamente fosse possível comprar os bilhetes com 1 mês de antecedência, neste momento as alterações trazidas pela pandemia Covid obrigam a que a antecedência máxima seja de apenas 9 dias.

Os bilhetes podem ser comprados online ou presencialmente nas bilheteiras das estações de paragens de autocarro, tendo os bilhetes comprados com antecedência direito a descontos especiais. Embora os modelos de desconto REFLEX! 3D e 5D se encontrem temporariamente suspensos, esta é uma situação que está a ser reavaliada todas as semanas.

Viaja com a Rede Expressos por Portugal e Espanha!

Como é viajar de autocarro em tempos de Covid? (a minha experiência)

Confesso que a ideia de viajar 3 ou mais horas de máscara não é muito atractiva, muito embora eu esteja habituada à mesma devido a questões profissionais. Ainda assim, e devido à climatização do próprio autocarro, nunca me senti incomodada nem acho que seja sufocante. Todos sabemos que esta é apenas uma fase e que temos de colaborar ao máximo para que tudo se resolva o mais rapidamente possível. A verdade é que, neste momento, o uso da máscara é OBRIGATÓRIO não apenas nos terminais como também no interior das viaturas, durante todo o percurso, sendo o seu não uso penalizado pelas autoridades. Para quem se esquecer de trazer a sua…. a Rede Expressos oferece 😉

Por questões relacionadas com a segurança e necessidade de distanciamento social, a lotação máxima permitida em transportes públicos baixou para 2/3, algo que a Rede Expressos faz questão de cumprir. Para além disso, os primeiros quatro lugares da frente foram bloqueados precisamente para salvaguardar esta distância em relação ao motorista.

Sim, pode acontecer que em casos pontuais tenhamos de viajar com alguém ao lado, mas a empresa está a fazer os possíveis na distribuição de lugares para que nada aconteça. Mais um motivo para comprares o teu bilhete atempadamente!

No final de cada viagem cada autocarro é limpo e higienizado conforme mandam as regras do protocolo de segurança e qualidade.

Gap Year Portugal

Falar sobre a Gap Year Portugal é falar sobre algo que me é muito próximo – quer pelo conceito, quer pelo trabalho, quer pelas pessoas.

Fui pela primeira vez contactada pela Gap Year em 2018, na sequência do meu mochilão. Nada menos que um convite para ser uma participantes do seu evento maior, o Gap Year Summit, que junta todos os anos diversos oradores com malta jovem sedenta de viajar. Seguiu-se um convite para o seu Podcast Ready.Set.Go, um workshop de “Saúde e Segurança em Viagem” no Summit 2019, outro online, e ter ficado como a pessoa de referência na área das questões médicas.

Mas mais do que aquilo que nos liga “profissionalmente”, há aquilo que nos uniu de base, e que é uma paixão incomensurável para viajar.

A Associação Gap Year Portugal foi idealizada, mantida e “”crescida”” por pessoas que ousaram ir mais longe e colocaram as suas necessidades individuais em primeiro lugar, a ponto de optarem por suspender o percurso natural de um estudante para fazerem uma pausa que lhes permitisse viajar, conhecendo o mundo que nos rodeia e também o seu mundo interior.

De forma consciente e responsável, inspiram jovens de norte a sul do país, dão palestras nas escolas, organizam workshops presenciais (sobre como criar um orçamento, como programar um gap year, etc..) e ainda Lives não apenas formativas como inspiradoras. Para além disso, e porque “turistar” em Portugal nunca sairá de moda e agora mais que nunca está na ordem do dia, desenvolveram uns super-roteiros para te ajudar a conhecer melhor o teu próprio país – como o que eu vim experimentar nas zonas do Porto e Amarante.

Porque o maior investimento que podes fazer para ti próprio é estudar – e estudar também implica saber estudarmo-nos e escutarmo-nos a nós próprios -, a Gap Year Portugal é uma das organizações de referência na área para o ponto de partida que pode mudar a tua vida.

E, por tudo o que digo acima, não podia estar mais agradecida por se terem lembrado de mim para este convite.

Pelo Norte de Portugal com a Gap Year - Gap Year Summit 2019

Gap Year Summit 2019

Rede Expressos Gap Year Portugal Me across the World
guarda este artigo no Pinterest!

Partilha nas tuas redes
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Andreia Castro

Andreia Castro

Viajante antes de ser Médica, vivo com as memórias no bolso, o passaporte na mão e sempre com a próxima viagem marcada.

Lê mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreve a Newsletter

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!