Roteiro de 2 dias pela Serra do Açor (com fotos)

Roteiro de 2 dias pela Serra do Açor (com fotos)

Direccções região centro - Viajar Centro Portugal

          A pouco mais de 1 hora de distância de Coimbra começa o meu roteiro de 2 dias pela Serra do Açor. Por entre os vales e encostam passam rios, nascem praias fluviais, e as aldeias deleitam-se nas suas margens. Construídas com base de xisto, a grande maioria delas rebocada, encontramos ainda assim pequenos tesouros de conservação de traços e tradições como o Piodão e a Aldeia de Foz d’Égua.  Marcando a paisagem pela sua ancestralidade, são elementos comuns as antigas pontes de pedra que cruzam o rio Ceira e Alva, as quais geram um reflexo perfeito nas frescas águas paradas dos dias sem vento e fazem o deleite de residentes e turistas.

          O concelho é rico em praias fluviais (Coja, Barril de Alva, Secarias, Piodão, Pomares e Benfeita) e em zonas de lazer à beira rio (como Cartamil, Folques, Barril de Alva, Poço da Cesta em Casal Novo ou o Poço do Poiadouro em Cepos).

Roteiro de 2 dias pela Serra do Açor (dia 1)

1.Coja

A primeira paragem é em Coja, talvez a aldeia mais populosa de entre as visitadas. O ponto de principal é a praça central, com vários cafés, restaurantes e esplanadas que criam um agradável ponto de encontro. A praia fluvial, dotada de cafés e das mais bonitas da zona, merece sem dúvida uma visita (e um mergulho).

Numa das suas extremidades pode ver-se um antigo pelourinho que assinala o poder e autoridade local e no qual “os sentenciados seriam expostos ao escárnio do povo”. – o seu primeiro foral foi atribuído em 1260 pelo Bispo de Coimbra (D.Egas Fafes),
e posteriormente renovado por D.Manuel I em 1514. Actualmente, a “Princesa do Alva” é Sede de Freguesia (previamente Sede do Concelho até 1853).

Coja - Viajar Centro Portugal

2. Vila Cova de Alva

Vila Cova de Alva é uma aldeia branca de xisto rebocado marcada pelas suas duas ruas principais que nos transportam de volta à arquitectura quinhentista. Na verdade, são 25 os edifícios espalhados pela aldeia e que ainda têm traços manuelinos nas portas e janelas, com destaque para o casario das ruas Joaquim Antunes Leitão e José de Abreu Mesquita.

Munida de várias capelas, é no alto de uma ermida que se destaca o Antigo Convento de Santo António (1713), de estilo maneirista e barroco, sendo possível aceder à sua igreja e cruzeiro (1870) através de uma breve escadaria de pedra. No largo da Igreja Matriz (1712) e do Pelourinho há ainda dois solares do séc.XVII. A aldeia tem por isso uma forte componente religiosa, atribuída à chegada dos Frades da Ordem de S.Francisco (1710).

 

Vila Cova de Alva3 - Viajar Centro Portugal

          Na Praça Luís Costa Faria encontro uma linda igreja votada ao abandono, que na verdade corresponde ao antigo edifício da Santa Casa da Misericórdia (1723). O interior, a necessitar de muitas obras de reabilitação, pode ser “espreitado” pelo buraco da fechadura.
          O Miradouro da Fonte dos Passarinhos permite uma vista desafogada sobre a paisagem envolvente, assim como o Miradouro do Barril do Alva (já de volta à estrada).

Vila Cova de Alva2 - Viajar Centro Portugal

3. Avô

Avô é outra aldeia que olha o rio, munida de uma enorme ponte de pedra e de uma praia fluvial. Nesta, destacam-se como elementos um antigo moinho de água, uma segunda ponte de vários arcos acessível a pé assim como um castelo medieval com vista sobre os telhados de vista da aldeia e a paisagem circundante.

Esta aldeia encontra-se ligada à Aldeia das Dez por um troço de calçada romana.

Avô - Viajar Centro Portugal

4. Poço da Broca

Para terminar a tarde deste Roteiro de 2 dias pela Serra do Açor segui o conselho de  visitar o Poço da Broca e não me desiludi. Um rio que se torna esplendoroso ao formar uma pequena cascata, à qual se segue uma praia fluvial com restaurante e emoldurado por uma casa com um moinho adjacente (cujo material original ainda se encontra no interior). Na margem esquerda, após a casa do moinho, há ainda um espaço com café e mesas de picnic, para quem quiser saborear um gelado à sombra.

Poço da Broca - Viajar Centro Portugal

Roteiro de 2 dias pela Serra do Açor (dia 2)

Começo o dia por explorar a Aldeia das Dez, uma vez que tinha ficado magnificamente alojada no Hotel Rural Quinta da Geia.

1. Aldeia das Dez

Não se sabe ao certo qual a origem do nome desta aldeia quinhentista, crendo-se contudo que deriva do termo “Aldeia Dos Diez”, sendo Diez o equivalente ao apelido Dias, um apelido frequente na comunidade. Por outro lado, a lenda local diz que dez mulheres terão

descoberto um tesouro na encosta. Com o compromisso de nunca revelarem a sua localização, este “tesouro” de que nada mais se sabe nunca foi por isso visto por outros aldeões.

Uma outra curiosidade interessante é que esta aldeia teve grande importância