Roteiro de 4 dias pelo Porto (com fotos)

Roteiro de 4 dias pelo Porto (com fotos)

A convite da Gap Year Portugal e da Rede Expressos, experimentei em Junho este Roteiro de 4 dias pelo Porto juntamente, tendo também num dia extra passado pela cidade de Amarante. Queres ir ao Porto e não sabes por onde começar?? Basta seguir estas linhas orientadoras com alguns acrescentos na primeira pessoa!

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World7
Porto, visto da Ponte D.Luís I

Roteiro pelo Porto - Dia 1

“Entramos no Porto com o pé direito, numa das principais estações de metro da cidade: a Estação da Trindade. E porque não? Podíamos começar por outro lado, mas quisemos iniciar o nosso roteiro naquele sítio por onde, todos os dias, passam milhares de portuenses e turistas. Estamos em pleno centro, a pouco mais de 300 metros da Avenida dos Aliados, a principal avenida do Porto.

Para os fãs de arquitetura, é aqui que começa o Roteiro pelo Porto: a Avenida dos Aliados tem vários exemplos de edifícios de Art Déco e Art Nouveau, como o edifício da Caixa Geral de Depósitos, o do Comércio do Porto ou o Monumental Palace Hotel.

Descemos em direção à Ribeira e é do lado esquerdo, ainda na Avenida, que encontramos o McDonald’s mais bonito do mundo. Em tempos, este edifício era conhecido pelo seu café quando, na altura, era o Café Imperial, mas hoje em dia é famoso pelos seus vitrais coloridos, candelabros de cristal e gigante águia de bronze.

Continuamos a descer e chegamos ao ponto de encontro dos Aliados: a Estátua Equestre de D. Pedro IV, uma das personagens mais acarinhadas pelos portuenses. Foi devido à histórica prestação das tropas liberais de D. Pedro IV, durante o Cerco do Porto, que a cidade passou a contar com o título de Invicta, atribuído por D. Maria II, sucessora do trono.

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World8
Avenida dos Aliados

Retomamos caminho e estamos perante o antigo Convento de São Bento de Avé Maria, atual Estação de São Bento – este roteiro pelo Porto ficaria incompleto sem a conhecermos. Os famosos azulejos, colocados em agosto de 1915, que ocupam cerca de 550 metros quadrados de superfície, representam cenas históricas como o casamento de D. Filipa de Lencastre com D. João I, em 1386, a conquista de Ceuta, e algumas cenas rurais como romarias e procissões, vindimas e feiras de gado. Esta obra de arte de 20 mil azulejos, do artista Jorge Rey Colaço, fazem com que a Estação de São Bento seja qualificada como uma das mais bonitas e mais fotografadas em todo o mundo.

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World9
Estação de São Bento

Subimos pela Rua 31 de janeiro, em direção à rua mais comercial da cidade, a Rua de Santa Catarina, morada das antigas Galerias Palladium, da Livraria Latina e de tantas outras lojas. Uma das paragens obrigatórias aqui é o famoso Café Majestic, onde reina a Art Nouveau. Abriu as suas portas, em 1921, sob o nome Café Elite e marcou gerações de políticos, literários e outros intelectuais que aqui se juntavam para tertúlias.

Seguimos até à zona do Mercado do Bolhão, um dos mercados mais emblemáticos da cidade mas que neste momento se encontra ainda num espaço temporário enquanto aguarda o término das obras de renovação. Mas isso não é motivo para não visitar a zona em redor que conta com várias lojas típicas. O passeio segue até chegarmos à Capela das Almas (sec.XVIII), cuja fachada está totalmente revestida com azulejos azuis e brancos produzidos na ábrica de Cerâmica Viúva Lamego (1929).

O caminho faz-se, novamente, pela Rua de Santa Catarina, mas desta vez descemos em direção à zona da Sé, passando pelo Palácio dos Condes de Azevedo. A Praça da Batalha olha a Igreja de S.Ildefonso (1730), que se insurge no topo de uma escadaria. A sua fachada é decorada quase inteiramente com azulejos de 1932, incluindo as torres sineiras.

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World8
Igreja de S.Ildefonso, na Praça da Batalha

Passando pela Muralha Primitiva, chegamos à Sé Catedral do Porto, de estilo românico que remonta ao séc. XII e um dos edifícios mais antigos da cidade. No interior destaca-se uma capela com um túmulo de registo gótico, e de influência barroca o retábulo-mor em talha dourada e o altar em prata. É, literalmente, um dos postais do Porto, já que, juntamente com o Palácio do Bispo, é um dos monumentos centrais na maior parte das fotografias que representam a Invicta. Ao lado da Sé, no largo do Terreiro, está ainda a Casa dos Vinte e Quatro, antiga Casa da Câmara.

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World
Sé do Porto

Seguimos em direção ao Paço Episcopal do Porto ou como é comummente chamado, o Palácio do Bispo. Esta é a atual residência do Bispo do Porto. Está aberto ao público desde 2016 e desde 2018 que conta com visitas com ou sem orientação. Descendo pela Rua da Pena Ventosa, chegamos à Igreja e Colégio de São Lourenço, também conhecida como Igreja dos Grilos. Este é um lugar três em um já que, para além de ser uma igreja, também é o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto e tem uma das vistas mais bonitas (e baratas) do Porto, desde o alto das suas torres.

Próxima paragem: Bairro da Ribeira. Passamos pela Rua dos Mercadores e assim que avistamos o Cubo, sabemos que chegámos ao nosso destino. Estamos em plena Praça da Ribeira que, em conjunto com o Bairro e outras zonas do centro histórico, é Património da Humanidade pela UNESCO. Para quem é de fora, é fácil perder-se nas ruelas do bairro, mas isso faz parte da experiência!

Chegados à Ribeira, do lado direito, encontra-se a única porta que ainda existe da Muralha Fernandina do séc. XIV: o postigo do carvão, cujo nome se deve ao facto de este ter sido o local por onde entrava o combustível na Invicta. Pela cidade, ainda existem vários troços desta muralha, sendo que o troço mais bem preservado é o dos Guindais, ao lado da Ponte Luís I. E é para aí mesmo que seguimos.

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World6
Ribeira do Porto
Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World7
Ribeira do Porto

Ponte Luís I é um dos cartões de visita da cidade e deste Roteiro pelo Porto e é uma das seis pontes que liga a cidade do Porto a Vila Nova de Gaia. Foi inaugurada em 1886, mas o tabuleiro inferior só foi concluído dois anos depois. Reza a lenda que D. Luís I não compareceu à inauguração e que, por isso, a população decidiu retirar o “Dom” ao nome da ponte.

Do outro lado da ponte está o centro industrial do vinho do Porto, Vila Nova de Gaia. E o que seria de uma visita ao Porto sem visitar uma cave com direito a prova de vinho? Há várias por onde escolher, mas nós sugerimos duas: Offley ou Sandeman. O dia já começa a cair e está na hora de nos posicionarmos para ver o pôr do sol. Há quem diga que não há pôr do sol mais bonito do que no Jardim do Morro, mas outros dizem que o sítio certo é no Porto Cruz.

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World2
Cais de Gaia

Dia 2

O segundo dia começa na Rua de Cedofeita, uma rua de comércio tradicional emblemática, e vamos em direção à Praça Carlos Alberto (ou Praça dos Ferradores, uma vez que muitos se encontravam durante séculos neste local). No topo nascente encontra-se o original Palácio dos Viscondes de Balsemão, depois convertido numa hospedaria que alojou o exilado Rei Carlos Alberto da Sardenha em 1849. Tem também um monumento de homenagem aos portugueses mortos na 1ª Guerra Mundial. 

Roteiro de 4 dias pelo Porto Me across the World9