Santuário do Cabo Espichel (Sesimbra)

“O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel” marca o ponto mais ocidental da costa de Sesimbra.

Segundo a lenda, o aparecimento da Virgem em 1410 – no local onde hoje se encontra edificada a Ermida da Memória -, marcou desde então como local de culto, recebendo a devoção de diversos peregrinos que se juntaram constituindo a Confraria da Nossa Senhora do Cabo (1432).

Este complexo arquitectónico e religioso é composto por uma igreja, hospedarias, Ermida da Memória, Casa de Ópera, Hortas dos Peregrinos, Casa da Água e aqueduto. A estrutura principal foi construída entre 1701 e 1770, contemplando a Casa da Água (1770), a Igreja (1701-1707), duas alas de hospedarias (1715, ampliadas em 1745) e a Casa da Ópera (final do séc.XVII)

O local é progressivamente votado ao abandono e declínio devido às invasões napoleónicas, tendo sido contudo alvo de diversas obras de reabilitação nas últimas décadas.

“Atualmente, o culto no Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel encontra-se vivo, nomeadamente através das celebrações dos círios de Azóia, Palmela e Sesimbra, cujas festividades se realizam nos meses de Março, Abril, Agosto e Setembro, respetivamente. A sua recuperação para fins turísticos, salvaguardando sempre a sua componente religiosa, está programada para os próximos anos.”

Texto adaptado do site oficial do Município de Sesimbra – visitsesimbra.pt

Santuário do Cabo Espichel
Santuário do Cabo Espichel
Lê também este meu artigo sobre a Praia da Califórnia, em Sesimbra!
Santuário do Cabo Espichel Sesimbra
guarda este artigo no Pinterest!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.