Tortola e as Ilhas Virgens Britânicas

Um pouco de História

Conta a História que aquando da sua segunda viagem ao Novo Mundo, em 1493, Cristóvão Colombo encontrou um recanto muito especial das Caraíbas. Tão maravilhado ficou com tantas e tão intocadas ilhas que rapidamente as chamou de as “Onze Mil Virgens”, de acordo com uma das lendas desse tempo.

Na verdade, Colombo não foi o primeiro a visitar estas ilhas. Já centenas de anos antes, tribos provenientes da Venezuela tinham alcançado estas terras nas suas canoas, desenvolvendo pequenas aldeias junto das margens e sobrevivendo através da caça e da pesca. Não há registos do contacto dos navegadores com estas tribos, pelo que elas poderão ter morrido ou se deslocado para outros locais.

As suas pisadas foram rapidamente seguidas por Alemães (final do séc.XVII), e depois por Ingleses, que rapidamente anexaram o arquipélago em 1672. A indústria do algodão e da cana de açúcar prosperou rapidamente, juntamente com a do rum e melaço que era exportada para a Europa. Contudo, com a abolição da escravatura em 1834 e consequente quebra da mão de obra foi impossível manter o ritmo de produção, e por meados do século XIX os únicos habitantes já seriam somente antigos escravos dedicados à pesca e à agricultura.

Assim foi a partir de 1970 que, com a chegada de turistas e iates de luxo, estas ilhas ganharam novo fôlego e impulso na sua economia que dura até aos dias de hoje. A A cidade (Road Town) encontra-se a 10-15min do porto de cruzeiros e é mais pequena que as outras capitais locais, explorando-se na sua integridade em cerca de uma hora. As lojas vendem todo o tipo de souvenirs e uma das lojas mais conhecidas é a Pusser’s Store, com comida, bebida, roupas e fabrico próprio de rum. Vende também os “Pusser’s Painkillers”, ou seja, álcool! Na cidade encontramos os ministérios, o tribunal e algumas igrejas. Na periferia está localizado o jardim britânico, com 4 hectares de plantas. A antiga casa do governador de Tortola é actualmente um museu.

Tortola foi severamente atingida pelo Furacão Irma em 2017 e muitos dos locais já não existem. Vestígios da destruição são ainda visíveis em diversos prédios junto ao porto e casas ao longo da ilha.

              Tortola e as Ilhas Virgens Britânicas

              Este é um território maioritariamente autónomo, com uma assembleia e primeiro ministro. Contudo, presta vassalagem à corte britânica e à Rainha, como elemento máximo do Estado. O nome Ilhas Virgens Britânicas (BVI) serve de distinção às Ilhas Virgens Americanas (USVI).

              O arquipélago é composto por mais de 50 ilhas e ilhéus, a maioria dos quais inabitados, localizados a apenas 81Kms de Porto Rico. A principal das ilhas é Tortola, com uma população de 20 mil habitantes. De terreno luxuriante e montanhoso, rodeado por praias de areia branca e águas turquesa, tem o seu centro comercial e financeiro em Road Town, onde abundam lojas, hotéis, restaurantes e marinas.

              A segunda ilha mais conhecida é Virgin Gorda, com cerca de 3,5 mil habitantes. Este é um dos principais destinos turísticos, com águas cristalinas e maciços granitos característicos. Leiam sobre a minha passagem em Virgin Gorda aqui!

              Jost Van Dyke tem apenas algumas centenas de habitantes, sendo também conhecida pelas suas praias e bares. É um destino para um dia de visita, ficando os turistas na zona de White Bay para almoçar. Tem somente cerca de 180 habitantes. Great Harbour é a sua vila mais pitoresca, com casas em madeira.

              Finalmente, Anegada possui o único Atol de Coral de todo o arquipélago, apresentando também fauna diversa como iguanas e flamingos. Esta ilha é muitas vezes chamada de “Beach Lovers’ Island”, sendo uma das praias mais conhecidas a de Loblolly Bay.

Traduzido e adaptado da revista Welcome, vol. 48 – Verão 2018

Ferries – várias empresas com múltiplas saídas diárias (2019) – www.speedysbvi.com
– Tortola para Virgin Gorda – início as 6.30h e último as 19.00
– Virgin Gorda para Tortola – início as 7h e último as 19h
– Virgin Gorda – St.Thomas – Virgin Gorda – terças e sábados

Vais viajar e ainda não fizeste a tua Consulta do Viajante?
Precisas de aconselhamento, vacinas específicas, seguro de viagem e medicação?
Marca comigo, aqui! Online no conforto de tua casa, e apenas à distância de um clique.

Queres ir viajar? Adquire comigo o teu seguro de viagem IATI e usufrui de 5% desconto em relação ao valor original!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.