O contorno do Uruguai, “virado do avesso” – ou se quisermos ser mais explícitos, com a sua mancha geográfica invertida – é uma das imagens de marca deste país.

O desenho é original do pintor vanguardista Joaquín Torres Garcia, e faz-se acompanhar da mensagem “Nuestro Norte es el Sur”. Na década de 40, e depois de regressado de mais de 10 anos de estudos na Europa, Garcia defendeu a criação de uma grande escola de arte no país, numa atitude nacionalista e de projecção do Uruguai.

Contemporâneo de Gaudí (com quem trabalhou), Miró ou Corbusier, é o percursor do “Universalismo Construtivo”, estilo que se difundiu na América do Sul.

“He dicho Escuela del Sur; porque en realidad, nuestro norte es el Sur. No debe haber norte, para nosotros, sino por oposición a nuestro Sur. Por eso ahora ponemos el mapa al revés, y entonces ya tenemos justa idea de nuestra posición, y no como quieren en el resto del mundo. La punta de América, desde ahora, prolongándose, señala insistentemente el Sur, nuestro norte.

o “mapa invertido” de Garcia Torres

Partilha nas tuas redes
Share on facebook
Share on pinterest
Share on email
Andreia Castro

Andreia Castro

Viajante antes de ser Médica, vivo com as memórias no bolso, o passaporte na mão e sempre com a próxima viagem marcada.

Lê mais

6 Comments

  1. marisa

    Muito interessante seu site, gostei muito das informações escritas.Vou acompanhar as novidades sempre. Obrigada bjs marisa

  2. Andreia Castro

    Bom dia!
    Muito obrigado pelo comentário =)
    estou a ultimar uns textos sobre a visita ao Vale do Loire, uma zona repleta de castelos em França!! =)
    Continue a visitar!

    Andreia Castro

  3. Andreia Castro

    Olá Marisa,
    muito obrigada pelo seu feedback!

    estou a terminar uns textos sobre uma pequena visita de 5 dias que fiz a França, uma zona de castelos chamada Vale do Loire.
    Espero que goste!

    Andreia

  4. Andreia Castro

    Olá Joaquim, obrigada pelo comentário!. Para a Islândia fui e voltei via Frankfurt, pela Lufthansa. A informação sobre as restrições e procedimentos de entrada estão neste outro artigo que escrevi, e que está na seccção dedicada à Islândia! https://meacrosstheworld.com/islandia-procedimentos-de-entrada-covid-19/
    Boas viagens!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Subscreve a Newsletter

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!

Subscreve a newsletter

E fica a saber de antemão tudo sobre as próximas viagens, artigos do blog e muito mais!